Regeneração Urbana

Não se pode ser a favor da revitalização do centro da cidade e, simultaneamente, colaborar com a sua agonia anunciada. Não se pode permitir que, por inércia ou por intenção, a regulação municipal do centro se faça exactamente do mesmo modo que há meio século atrás — controlo impiedoso da densidade, agravamento fiscal das intervenções, ausência total de investimento na qualidade dos espaços e das infraestruturas.

Não se pode ser a favor da revitalização do centro da cidade e, simultaneamente, permitir ou fomentar a retirada total dos serviços públicos e de utilização pública das zonas mais centrais da cidade — polícia, governo civil, bombeiros, arquivos, centros de saúde, instituições de apoio aos idosos.

Não se pode ser a favor da revitalização do centro da cidade e, simultaneamente, tratá-lo, sob o ponto de vista da normativa, de modo penalizador para o investimento e para a consequente qualificação. Tem de haver diferenciação positiva, as intervenções de e para o centro da cidade têm obrigatoriamente de ser reguladas.

Trata-se de uma questão urgente, de intervir ao nível dos cuidados intensivos num centro em agonia, mas não só, trata-se também de reequacionar o quadro de vida dos cidadãos num contexto de crise, o fomento da qualificação como incentivo de regresso ao centro vai ao encontro de uma ideia mais consentânea com a situação crítica em que nos encontramos, pelo aproveitamento das infraestruturas existentes, em detrimento da construção de novas nas periferias, pela redução de recursos individuais e colectivos na redução das deslocações pendulares, pela ideia de um enquadramento de cariz mais colectivizado e civilizado.

Grande parte dos problemas actuais de Coimbra — esvaziamento das áreas centrais, perda de urbanidade, carência de investimento, perda de densidade urbana, perda de competitividade na prestação de serviços — advém desta gritante impossibilidade política e administrativa de permitir que a cidade se assuma como aquilo que, na realidade, é.

Coimbra, e a sua região, enfrentam hoje uma dramática tentativa de apagamento, cujas consequências históricas, administrativas, económicas e, sobretudo, sociais, estão longe de poder ser avaliadas

E, no entanto, apesar desse véu de decadência, que cobre a cidade e alastra pelas suas ruas, praças e avenidas, é possível sentir ainda o pulsar de uma urbanidade antiga e arreigada, que tem o encanto das coisas próprias e dignas, mas que se vai esvanecendo lenta e paulatinamente.

Coimbra pode afirmar-se como modelo, mais que isso, como motor nos planos nacional e internacional, de uma ideia de cidade média, europeia, pode consubstanciar uma ideia estruturada em função da qualidade de vida central, que se possa afirmar como modelo fortemente competitivo com a metropolização liberal, acéfala e determinista.

Mas para isso, é necessário saber de que se fala quando se fala de cidade, é necessário agir e concertar esforços, investimentos e vontades nesse desígnio, é necessário torná-lo prioritário.

O grupo de trabalho de Regeneração Urbana, no âmbito das actividades do Movimento Cidadãos por Coimbra, procura levantar estes problemas e organizar iniciativas de discussão em torno de possíveis e desejáveis soluções.

Neste momento, alguns dos seus elementos estão a coligir fotografias de edifícios abandonados no centro da cidade de Coimbra, com o intuito de organizar uma exposição dessas fotografias e assim ter uma ideia da dimensão de uma das vertentes da desertificação central.

Numa segunda fase, poderemos mesmo passar à identificação de terrenos abandonados e sem qualquer destino (que não o da especulação fundiária) também no centro da cidade.

CPC_regeneracao_urbana

Coimbra, 22 de Junho de 2014

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s