O que queremos para COIMBRA

Artigo de Opinião do nosso candidato à CMC Jorge Gouveia Monteiro, publicado originalmente no jornal As Beiras de 26-06-2017.

O QUE QUEREMOS NÓS, MOVIMENTO CIDADÃOS POR COIMBRA


Uma Câmara amigável e facilitadora das soluções, que saiba receber as pessoas e acolher as reclamações. Com funcionários e técnicos que se realizam profissionalmente em resolver os problemas dos cidadãos.


Um orçamento descentralizado, que aproveite ao máximo todas as capacidades das centenas de eleitos das Freguesias, acolha as iniciativas das associações e dos grupos de cidadãos, promova a participação de todos.


Uma Câmara de que nos possamos orgulhar e dizer aos que vêm de outras cidades: olha, anda ver, é a nossa Câmara, nossa. NOSSA.


Uma Cidade com excitantes novos empregos e atividades para os mais jovens e qualificados, e também interessantes empregos e ocupações para as mães e os pais desses, onde elas e eles possam aplicar a experiência que ganharam ao longo das suas vidas.


Uma Cidade com escolas de qualidade, onde se acolhe a curiosidade, se estimula o espírito crítico, se trabalha o respeito pelos outros e o carácter, a cidadania.
Uma Cidade onde, amavelmente, os automóveis foram regressando às garagens e estacionamentos e libertaram os passeios, calçadas e praças para as pessoas. Onde os autocarros e carruagens do Metro se encham de novo e as horas de ponta sejam também as horas dos espetáculos e dos concertos.


Uma Cidade em que as pessoas vão mais vezes aos teatros do que aos hospitais, por que a Cultura foi além de um direito e se tornou um prazer necessário à vida.


Uma Cidade orgulhosa da sua história, do seu património e dos seus museus, com um centro histórico habitado e regenerado, roupa nas janelas e crianças a brincar, mercados de flores e artesãos, restaurantes e lojas.


Uma Cidade com espaços verdes ao alcance das casas e das vidas do dia a dia, onde se promove o respeito pela vida em todas as suas manifestações e a compaixão pelos mais frágeis, incluindo os animais que connosco compartilham a Cidade. Com captação e armazenamento de água e de carbono e a sua aplicação nos sítios e nos tempos mais necessários.


Uma Cidade com menos resíduos, em que as famílias paguem taxa de lixo conforme a quantidade que põem no contentor de indiferenciados, premiando assim com redução de despesa aqueles que separam os recicláveis.


Um Rio de águas limpas e margens desobstruídas, apoios de praia junto á Cidade, cheio de vida e de gente. Sim, isso mesmo, praia fluvial, aproveitando já a obra de desassoreamento.


Uma Cidade desportiva e saudável, cujos clubes, associações e coletividades participam na definição das prioridades e na gestão dos equipamentos. Competindo em campo, cooperando em tudo o mais.


Esta é a grande Coimbra que amamos, que não deixaremos definhar, que vamos fazer renascer.


Este é o momento de viragem por uma fascinante Coimbra, antiga porta nas montanhas da Ibéria, futura porta da democracia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s