CPC no Dia da Cidade

Discurso da nossa líder de bancada Catarina Martins na cerimónia de 4 de Julho 2017 na CMC, dia da cidade. Pode assistir ao vídeo da intervenção aqui.

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO DIA DA CIDADE DE COIMBRA 2017

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Exmo. Senhor Presidente da Câmara
Exmos. Senhores e Senhoras Deputados e Deputadas Municipais
Exmos. Senhores Vereadores e Exmas. Senhoras Vereadoras
Demais Autoridades
Minhas Senhoras e meus senhores

Hoje é dia de celebrar a cidade que amamos. Tal como qualquer ato de amor, a celebração não pode deixar de ser, também, um ato de responsabilidade, sobretudo quando se generaliza a perceção de que uma cidade extraordinária decaiu a um estado que nos entristece. É urgente, pois, a transformação radical do estado de coisas.
Abrem-se enormes portas de oportunidade a que devemos saber responder coletivamente. Uma destas portas é virmos a ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Não se trata de conquistar mais um epíteto, nos quais somos pródigos. Trata-se, sim, de responder com verdadeira excelência a um desafio de desenvolvimento que nos interpela naquilo em que somos melhores – o património material e imaterial, as artes, o conhecimento, a criação, o cosmopolitismo, ou seja, a cultura enquanto expressão ampla do Humanismo. Não se trata de conceber um razoável programa de eventos culturais que, durante um ano, atraia turistas e traga dinheiro. Não se trata de acenar com pergaminhos ou tradições cristalizadas no tempo. Seriam erros fatais. Trata-se, sim, de usar o estímulo da Capital Europeia da Cultura como pretexto para uma verdadeira e radicalmente nova estratégia de transformação do concelho. Trata-se de articular e potenciar todas as expressões culturais, nas suas especificidades. Trata-se de recuperar o património e a memória, tornando-os vivos e dinâmicos. Trata-se de valorizar profundamente a criação artística em todos os domínios das artes. Trata-se de assumir o ensino das artes como o impulsionador distintivo de um novo paradigma civilizacional e de desenvolvimento. Trata-se de permear todo o território com este fervilhar de criatividade, de crianças, jovens, adultos pensantes, críticos, abertos à diversidade, produzindo ideias, insuflando vida a espaços mortos através das suas criações, chamando mais gente para aqui partilhar um ambiente inédito. Coimbra, Capital da Criação. Só este projeto amplo e transversal responde àqueles que se preocupam, legitimamente, com a criação material de riqueza e de empregos, através do papel fundamental das indústrias criativas. Só este projeto amplo e transversal responde também aos imperativos de uma sociedade que preza os valores cívicos, dos direitos, e da democracia. Responde, ainda, aos anseios de rejuvenescimento, de coesão territorial e comunitária de um concelho em que, tantas vezes, falta um diálogo socialmente transversal e igualitário. Engana-se quem pensa que este projeto poderá ser obra de um qualquer génio messiânico ou equipa de nomes sonantes. Para ser ganhador, para se constituir numa verdadeira oportunidade de futuro, este projeto ou será participado, envolvendo toda a comunidade, ou não será; ou garantirá a uma voz digna aos agentes culturais da cidade, ou converter-se-á em mais uma prova da falta de visão dos responsáveis políticos. Preparemo-nos, pois, todos e todas, para arregaçarmos as mangas, em conjunto, por uma construção comum, mobilizadora, congregadora. Só neste compromisso conjunto encontraremos a semente e desenvolveremos a árvore de muitos ramos de que Coimbra necessita para recuperar a fertilidade e a promessa. É para esta responsabilidade que celebrar Coimbra nos convoca. Aqui estamos.

Coimbra, 4 de Julho de 2017

Catarina Martins
Cidadãos por Coimbra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s