Declaração

O movimento cívico Cidadãos por Coimbra recebeu nas eleições autárquicas de 2013 mandato para representar uma visão do município que valorizasse a democracia local, a transparência da gestão autárquica, a participação cívica, um urbanismo de qualidade e um debate estratégico que permitisse desenvolver Coimbra, valorizando o seu lugar no país e ganhando reconhecimento e respeito. Para isso, assumiu um papel de que fez parte a mobilização cidadã e em que foi essencial a participação nas instituições, sabendo-se que um movimento desta natureza deve procurar tornar-se imprescindível na governação da cidade.

O trabalho desenvolvido, que se centrou em grande parte no desempenho dos eleitos e do qual o movimento fez uma apreciação inequivocamente positiva, confirmou a importância e a urgência de dois objetivos centrais do movimento:

Em primeiro lugar, o objetivo – que nunca foi posto em causa internamente – do alargamento do CpC, de modo a que o movimento pudesse corresponder ao reconhecimento e ao respeito que granjeou durante este mandato e, em consequência, pudesse beneficiar do contributo de muitas cidadãs e cidadãos legitimamente preocupados com o declínio do município e interessados em fazer reverter este percurso.

Em segundo lugar, o objetivo de lutar por uma efetiva influência na governação da cidade, que tem estado entregue ao autoritarismo, à centralização pessoal e à inexistência de diálogo na gestão do município.

Foi em função destes objetivos – nunca contestados, pelo menos abertamente, no interior do CpC – que se foi construindo, pela positiva, um caminho de abertura e mobilização que desse lugar a um debate sério e democrático, que um movimento cívico aberto e institucional como o CpC não pode recusar, a menos que desrespeite os seus próprios princípios fundadores e se deixe entrincheirar numa visão estreita, que o condenará a prosseguir uma tarefa exclusiva de oposição e significará a desistência ou o adiamento para um futuro indeterminado dos objetivos identificados na nossa Carta Fundadora.

Sucede, porém, que, perante a mera proposta, apresentada pelo Coordenador do CpC, de debater possíveis contributos de cidadãos exteriores ao movimento mas disponíveis para integrar uma candidatura centrada nos princípios do CpC, os signatários deste documento viram-se confrontados com a rejeição abrupta de qualquer discussão política através de um acantonamento obstinado numa posição sectária, de hostilização, e com comentários, acusações e juízos morais inaceitáveis.

Perante esta situação, os signatários:

1. Afirmam, sem margem para qualquer equívoco, a recusa deste caminho, que desvaloriza a luta institucional, reduz o significado do movimento cívico e desiste da influência na governação da cidade, centrando-se em procedimentos que não trazem nenhum ganho para Coimbra e para a luta democrática.

2. Reafirmam a sua fidelidade aos princípios do CpC, enunciados na sua Carta Fundadora:
“Coimbra é a nossa causa! É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso. Queremos concretizá-lo pondo em marcha sete ideias fundamentais:

Uma Coimbra das cidadãs e cidadãos … Uma Coimbra heterogénea e plural … Uma Coimbra culta e inteligente … Uma Coimbra justa e amiga … Uma Coimbra séria, um município transparente … Uma Coimbra equilibrada e sustentável … Uma Coimbra com memória e ousadia…

Coimbra, a cidade e o concelho, merecem mais e melhor. Merecem não continuar a ser tratados como mero objecto de disputa partidária. Merecem outra governação. Mais democrática e mais ambiciosa. É este o nosso compromisso.”
3. Declaram a sua determinação em prosseguir a luta cívica pela concretização destes objetivos.

Coimbra, 25 de março de 2017

Os signatários, aderentes do movimento cívico Cidadãos por Coimbra:

Abel Pinto
Abílio Hernandez
Ana Pires
Elísio Estanque
Fátima Carvalho
Isabel Campante
Isabel Prata
João Ferreira
João Figueira
José António Bandeirinha
José Augusto Ferreira da Silva
José Reis
José Ricardo Nóbrega
Luís Ferreira
Pedro Bingre do Amaral
Rui Pato

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s