Caminhar por um caminho melhor

O bem-estar e o desenvolvimento de uma cidade também se medem pelo modo como se respeita quem anda a pé e, mais do que isso, pelo modo como se incentiva a circulação pedonal ou de bicicleta, promovendo a saúde, melhorando o ambiente. Uma câmara municipal que se preocupa com os seus munícipes e com a qualidade de vida no município deveria garantir a segurança de quem circula a pé, com vias pedonais contínuas, limpas e desimpedidas de obstáculos.

Infelizmente, não é isso que se verifica em cada vez mais zonas de Coimbra.

Os habitantes de S. Martinho do Bispo sabem-no bem e sentem-no na pele de cada vez que precisam de se deslocar ao centro da cidade.  E, por essa razão, o grupo dos Cidadãos por Coimbra de S. Martinho e Ribeira de Frades promoveu, hoje, 25 de fevereiro, uma caminhada

entre a Igreja de S. Martinho e a Praça 8 de Maio. Um grupo de mais de vinte pessoas, representantes do CPC na Assembleia de Freguesia, o seu vereador, aderentes do movimento e moradores de S. Martinho, organizou-se-se num acto de cidadania, como chamada de atenção, como forma de protesto contra uma Junta de Freguesia e uma Câmara Municipal que nada fazem pela segurança e pelo bem-estar de quem quer andar a pé ou de bicicleta.

O centro de S. Martinho dista pouco mais de 4 km da Baixa de Coimbra, o percurso é quase todo feito em terrenos razoavelmente planos, vê-se que haveria condições físicas para se construírem com facilidade vias pedonais ou ciclovias. Ao invés, as fotografias são bem ilustrativas de todos os obstáculos e da extrema falta de segurança a que se sujeita quem anda a pé, muitas vezes a partilhar a estrada com os automóveis. Mas também do desleixo e da sujidade dos caminhos, das bermas e zonas limítrofes

S. Martinho merece muito mais, merece que os órgãos autárquicos respeitem a sua população e sejam o garante do seu bem estar.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s