O debate sobre as “salas de Chuto” – a RUC esteve lá

Como oportunamente divulgamos,  o CPC organizou na última quarta-feira, 11 de Janeiro,  um debate em torno das “salas de chuto” e da possibilidade e oporunidade da sua existência em Coimbra.

A RUC esteve lá e no final recolheu os comentários do moderador do debate, Paulo Anjos.

O Movimento Cidadãos Por Coimbra promoveu um debate sobre Salas de Chuto, nas instalações do Rancho de Coimbra, esta quarta-feira.

“Salas de Chuto, sim porque são uma resposta capaz e com mais-valias para a cidade e para os consumidores”, a principal conclusão apontada pelo moderador do debate, Paulo Anjos, da Associação Existências.

As salas de consumo assistido são um instrumento que pretende reduzir os riscos e minimizar os danos causados em indivíduos que consomem drogas por via injetável. Há novas substâncias associadas a estes consumos que preocupam médicos e técnicos que trabalham a temática.

Paulo Anjos explica que “a dimensão dos problemas que advêm das novas substâncias” é superior aos problemas associados ao consumo de canábis.

O consumo de drogas em Coimbra, tem uma faceta visível na baixa da cidade. Na opinião do ‎Assistente Social a degradação dos espaços tem contribuído para a fixação da população toxicodependente.

Vários técnicos e Instituições que apoiam há largos anos a população consumidora de drogas da cidade fizeram questão de marcar presença. Foi afirmado que nos inquéritos que realizam aos utentes estes manifestam vontade de aderir a este tipo de medida.

Pode ler e ouvir estas declarações aqui

fotografia da RUC

 

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s