Coimbra: Movimento volta a candidatar-se à CM -as Jornadas Cidadãs vistas pela Comunicação Social

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) irá patrocinar, em 2017, uma candidatura à Câmara local, em cuja vereação possui um representante, eleito há três anos.

A decisão foi tomada, ontem (19), por um plenário de munícipes em que participaram várias dezenas de pessoas.

Por outro lado, a nova Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda (BE) acaba de considerar “tarefa prioritária” a preparação das próximas eleições autárquicas no âmbito do movimento cívico.

“Na relação com movimentos sociais e de cidadã(o)s, o BE sempre recusou o sectarismo, privilegiando uma atitude de franco e aberto diálogo, na procura do que é essencial: a máxima convergência programática, mobilizadora da cidadania e da acção política, numa relação de confiança e de respeito pelas diferenças”, assinala aquela estrutura partidária.

Para o vereador (independente) José Augusto Ferreira da Silva (advogado), em cujo ponto de vista Coimbra “carece de enorme reflexão sobre a situação da cidade”, “seria incompreensível que CpC não voltasse a patrocinar uma candidatura”.

O jurista lamentou, em conferência de Imprensa, que as propostas do movimento “esbarrem sistematicamente na insensibilidade da maioria camarária” (PS) e aludiu a um “balanço extraordinariamente negativo” do desempenho da CMC eleita no Outono de 2013.

Embora tenha rejeitado para CpC uma postura idêntica à da CDU – cujo vereador faculta, frequentemente, ao PS a maioria a que ele aspira em sede de executivo camarário –, Ferreira da Silva indicou que o movimento cívico está “receptivo a entendimentos para viabilização do governo do Município”.

Cidadãos por Coimbra vai apostar na “renovação de protagonistas”, assente na mobilização de mais pessoas, e, desse ponto de vista, José Reis, membro da Assembleia Municipal (AM), considerou “bastante gratificante” a mobilização para o plenário deliberativo.

José Reis, anterior director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, outrora secretário de Estado do Ensino Superior (segundo Governo de António Guterres) e antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), lidera a bancada de CpC na AM conimbricense.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s