De novo a “ via central” ….

Um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião da CMC de 7/11 dizia respeito ao lançamento de um concurso público para a abertura da 1ª fase da denominada “ Via Central “ entre a Avª Fernão de Magalhães e as traseiras dos edifícios da Rua da Sofia sinalizados como a demolir, pelo preço de cerca de 733 000,00, acrescido de IVA.

A proposta foi aprovada pela maioria com o nosso voto contra.

Na nossa intervenção, para além de reiterarmos argumentos anteriores, deixamos claro que o que a maioria pretende não é a abertura de um canal dedicado ao transporte público no âmbito do SMM, mas antes uma estrada para passagem automóvel. Na verdade, se assim não fosse e a obra se integrasse na abertura do canal para a passagem dedicada do elétrico ligeiro de superfície, não se justificava ser a CMC a gastar cerca de um milhão de euros, dinheiro dos impostos dos munícipes de Coimbra, numa obra da responsabilidade da SMM! E não se decidia lançar o concurso para uma obra antes de saber que tipo de veículo ali irá passar, decisão que o Governo disse tomar até ao final do ano! Isto para não ter de fazer e desfazer, como tantas vezes acontece por irresponsabilidade de quem (des)governa.

Deixamos também claro que a referência ao projeto do arquiteto Gonçalo Byrne nos painéis colocados nos edifícios da rua da Sofia não pode ser levada a sério, por desmentida, desde já, pela obra que agora foi aprovada. Convicção essa que saiu mais reforçada com a intervenção do Presidente da Câmara que, do nosso ponto de vista, deixou mais claro que nunca que a abertura da dita “ via central” nada tem a ver com o sistema de transporte para que o projeto foi pensado, nem com uma reabilitação de qualidade para a baixa da cidade, mas sim com a reorganização do trânsito automóvel na baixa da cidade!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s