Convento de S. Francisco: de ajuste directo em ajuste directo, pouco mudando nos adjudicatários

A aquisição de serviços por ajuste directo pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) foi questionada pelos vereadores da oposição na última reunião do executivo, estando em causa a celebração d contratos com pessoas ligadas politicamente ao presidente Manuel Machado.

Entre dezenas de ajustes directos – que na aquisição de serviços tem o limite de 75 mil euros – há dois contratos que já tinham dado azo a discussão em anteriores reuniões, mas que agora voltam porque novas empresas adjudicatárias, ambas “servidoras” do Convento de S. Francisco, são participadas por pessoas que figuravam em empresas dos contratos anteriores e em serviços idênticos.

Em Maio de 2014, a CMC contratou, para a gestão do Convento, uma empresa de João Aidos, socialista que entrou na lista de Manuel Machado nas eleições autárquicas de 2013, por quase 46 mil euros. No ano passado repetiu-se o procedimento com a J. Aidos Consultoria e Gestão de Projectos Lda. , desta vez aproximando-se do limite permitido (74800 euros). No mês passado a CMC adjudicou, pelo mesmo valor limite, um contrato anual com a Metáforas e Vírgulas, empresa de João Aidos, registada há cerca de 3 meses.

[…]

Se para o vereador e advogado Ferreira da Silva, eleito pelo grupo Cidadãos por Coimbra, a “linha vermelha já foi bastante ultrapassada”, para Paulo Leitão (PSD) a actuação nos ajustes directos “não parece transparente”. O Presidente da Câmara não respondeu directamente a esta questão, mas a posição oficial do município é a de que “está a cumprir a lei”

 

[…]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s