Assembleia de Freguesia de Sto António dos Olivais

coimbra_80

Na sessão de setembro da Assembleia de Freguesia de Santo António dos Olivais, o CPC estive representado pelos/as deputados/as Jorge Martins, Inês Amaral e Manuel Frota.
Mais uma vez, face à exiguidade da ordem de trabalhos (aprovação da ata da sessão anterior e informações), os/as nossos/as representantes optaram por intervir no período de antes da ordem do dia.
A primeira intervenção do CPC coube ao deputado Jorge Martins, que levantou alguns problemas detetados na sequência da visita de uma delegação do CPC, encabeçada pelo seu vereador municipal, José Augusto Ferreira da Silva, a algumas áreas da freguesia:
na denominada Alameda Infante D. Pedro, a falta de limpeza do mato num olival aí existente e a falta de remoção do material limpo num terreno contíguo, a par com as ervas nos passeios, passando pela situação caricata de um candeeiro totalmente coberto pelos ramos de uma árvore;
a autêntica lixeira existente nas traseiras do pavilhão do União de Coimbra e junto às escadas contíguas à Escola Secundária Infanta D. Maria, a par dos problemas de segurança aí existentes;
o péssimo estado dos passeios da rua Fernando Namora, onde existem verdadeiras armadilhas para os peões, em especial para pessoas com mobilidade reduzida, em especial junto da rotunda que dá acesso à rua Jorge Anjinho;
o abate de diversas árvores na Avenida Dias da Silva, sem que se proceda à sua reposição.
Seguiu-se, no uso da palavra, a deputada Inês Amaral, que, apesar de se congratular com as obras realizadas pela Junta de Freguesia na rua das Parreiras, referiu a necessidade de aí colocar uma rampa, de forma a permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Chamou, ainda, a atenção para o perigo que resulta da colocação muito próxima da curva da passadeira de peões existente junto da Escola Básica Martim de Freitas.
Por fim, o deputado Manuel Frota manifestou o seu regozijo pela limpeza da saída da via rápida que dá para a Bemposta. Sugeriu que, no local, sejam plantadas umas árvores e colocadas umas mesas e uns bancos, criando um espaço verde agradável, qie poderia ser utilizado pela população idosa.
Congratulou-se, igualmente, com o anunciado início das obras para a instalação do saneamento básico em lugares da freguesia ainda não servidos por aquela infraestrutura, uma luta assumida pela bancada do CPC desde a campanha eleitoral. “Felizmente que sou teimoso. Água mole em pedra dura tanto dá até que fura”, rematou a sua intervenção.
Após as intervenções das várias bancadas, o presidente da JF respondeu, ponto por ponto, às questões levantadas.
Passou-se, então, ao período da ordem do dia.
A aprovação da ata, que sofreu algumas correções de pormenor, foi pacífica. Foi aprovada com 14 votos a favor e cinco abstenções (dos ausentes na referida sessão).
O ponto das informações ficou, praticamente, esgotado com as respostas do presidente da JF às questões levantadas no período de antes da ordem do dia. Assim, este limitou-se a um brevíssimo balanço das atividades desenvolvidas e das que estão previstas para o último trimestre do ano.
Apresentou, então, uma proposta de, às duas propostas de orçamento participativo jovem já existentes, no valor de 10 mil euros, se acrescentasse outra, destinada à população em geral, no valor de cinco mil euros. Para o efeito, seria criada uma comissão para a revisão do atual regulamento ou para a elaboração de um novo, mais amplo. Seria constituída por um elemento do executivo e um de cada uma das bancadas, devendo os seus trabalhos estar concluídos até 15 de novembro.
Por unanimidade, a AF decidiu acrescentar a proposta à ordem de trabalhos e, também por unanimidade, ela foi aprovada.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s