Referendo sobre a “via central” – novo comunicado

O Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra realizou hoje uma conferência de imprensa para  informar sobre   a evolução do processo tendente à convocação do referendo. Na ocasião foi tornado público o comunicado que se segue.

 

O Movimento Cidadãos por Coimbra propôs à Cidade a realização de um referendo para deliberar sobre a decisão da Câmara Municipal de Coimbra de proceder a novas demolições entre a Rua Direita e a Rua da Sofia para construção de uma via de trânsito. Esta proposta já foi subscrita por mais de mil pessoas e vai ser levada à Assembleia Municipal no próximo dia 30. É neste momento, a vontade de muita gente que se importa com a cidade, que está disponível para fazer ouvir a sua voz e que não pode ser desprezada se quisermos governar Coimbra dando valor à democracia e à participação.

Os fundamentos desta iniciativa do CPC são claros: a proposta aprovada na Câmara não alude a nenhum processo ou programa de reabilitação urbana, assume que “não existem os edifícios a poente” e os “estado ruinoso” de alguns a nascente, só prevê como “trabalhos de integração urbanística” a “construção de muros e vedações”, não identifica o projecto que lhe sirva de suporte, nomeia os três edifícios a demolir na Rua da Sofia e desenha uma via de trânsito automóvel que alarga para 5 metros

2- Sabendo quea grande prioridade para a acção municipal naquela zona da baixa devia ser a urgente regeneração de zonas demolidas e degradadas – coisa sobre a qual só existe um gritante silêncio e uma prolongada demora – o Movimento Cidadãos por Coimbra deixa claro que para aquele local há um projecto aprovado do Arq. Gonçalo Byrne que se destina a um canal dedicado para o Metro Mondego e com um programa de regeneraçãoe e desenvolvimento urbano muito positivo, salvaguardando os edifícios da Rua  da Sofia.

3- Por isso o Movemento Cidadãos por Coimbra entende que novas demolições naquela zona só devem acontecer para instalar o Metro e que devem ser acompanhadas das outras condições acabadas de referir. Daí ter proposto a seguinte pergunta: A abertura da via central só dever+a fazer-se para a passagem, em via dedicada, de um eléctrico ligeiro de superfície e com um programa de requalificação urbana, adaptando os edifícios da Rua da Sofia a esse fim?

4- O forte movimento cidadão gerado em torno da proposta de referendo levou a que o Presidente da Câmara tenha tido necessidade de fazer na semana passada duas declarações confusas e contraditórias.dizendo na segunda e desdizendo na sexta, sem, contudo, assumir de forma clara e inequívoca. A revogação da deliberação de 20-02-2016 que está na base da contestação. E, para surpresa de todos na reunião da CMC de dia 27, defendeu ainda uma terceira posição. A de que, afinal, ia demolir mesmo os três edifícios assinalados na deliberação, o da farmácia Luciano e Matos, o da Pastelaria Palmeira e o da Democrática . para além do do Metro Mondego – mas apenas no seu miolo! Na sexta-feira havia garantido que seria apenas a demolição do edifício da Metro Mondego. E quanto ao uso a dar à via deixa tudo em aberto, apenas fica garantida a passagem rodoviária.

5- Fica assim claro que a execução do projecto vai ser o que o Presidente quiser, podendo isso variar conforme os dias. Ao que, aliás, a sua intervenção durante os longos anos do seu mandato, já nos habituou.

6- Assim sendo, é ainda mais urgente, que uma intervenção desta monta seja rigorosamente definida pela cidade e pelos cidadãos e vincule a Câmara aos três aspetos que a pergunta por nós proposta contém: canal para o Metro, programa de regeneração urbana e preservação dos edifícios da Rua da Sofia. É para isto que se deve dar a voz à ciadade e aos cidadãos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s