O Metro e a Via Central: José Reis responde a Manuel Machado

Manuel Machado, que não aceita que alguém discorde das suas opiniões ou decisões, entrou num registo de “vale tudo”. José Reis, líder da bancada do CpC na Assembleia Municipal,  responde-lhe no jornal “As Beiras” de hoje a alusões maldosas e infudadas publicadas no mesmo jornal a  9 de Junho. Porque não vale tudo.

Sim e sim a propósito de uma alusão desnorteada.

Em As Beiras do dia 9, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra fez uma alusão ininteligível, porém claramente mal intencionada, à Avaliação Ex-Ante do Programa Operacional do Centro (QREN 2007-2013 ) e ao Metro Mondego. Já tinha feito o mesmo durante a última Assembleia Municipal, numa intempestiva reação a uma declaração política do movimento Cidadãos por Coimbra.

Como estive relacionado com tal Avaliação, é provável, que a alusão se dirija a mim, embora o meu nome não tenha sido referido. Para o caso de ser esta a intenção, fica dito o seguinte:

1.Sim, em 2007, para a realização daquela Avaliação, foi celebrado um contrato entre a Universidade de Coimbra, de que sou Professor Catedrático a tempo inteiro e em exclusividade de funções, e a CCDRC.

2.Sim, eu fui o coordenador da equipa encarregada de a fazer, composta pela Doutora Teresa Fidelis, da Universidade de Aveiro, pela Doutora Ana Abrunhosa e pelo Doutor Luís Moura Ramos, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e pela Mestre Isabel Marques. O relatório pode ser lido em http://www. observatorio.pt/item1.php?lang=0&id_ channel=16&id_page=48

3.Sim, esse trabalho foi feito na condição já referida de professor da Universidade e nos termos que esta determina para o efeito. Só em tal quadro institucional eu faria tal trabalho.

4.Sim, naquela avaliação há uma alusão ao Metro Mondego, pequena, é certo. Aconselhava-se que este devia ser considerado um projeto nacional essencial para a estruturação de um dos espaços urbanos mais significativos do país – Coimbra e concelhos vizinhos. Por isso, devia necessariamente ser financiado por um PO nacional, não “onerando” os recursos de escala regional que, naturalmente, estão nos PO regionais. Conheço bem a gestão destes PO e sei que é errado colocar lá projetos com aquela natureza. Os financiamentos regionais estão “plafonados” por critérios consolidados, que “rebentariam” se lá “caíssem” projetos que exigem grande volume de financiamento.

5.Sim, sei que esta era também, então como mais tarde, a posição do Presidente da CCDRC.

6.Sim, essa proposta era correta e correspondia, por exemplo, ao que se passou e passa com o financiamento do Metro do Porto, que vai em centenas de milhões de euros. Infelizmente, esse conselho da equipa que coordenei não foi acatado e foram previstos 52 milhões de euros no PO da Região Centro que mais tarde haveriam de ser “reprogramados”, como temíamos, e certamente usados para as realizações de tipo regional que habitualmente pressionam a execução destes programas, sem terem servido para a concretização do Metro Mondego. Além do mais, tal verba era obviamente insuficiente.

7. Sim, o “conselho” era certeiro e estava aliás em sintonia com o que a própria CCDRC defendia. Em Janeiro de 2011, o Doutor Alfredo Marques afirmou: “Sempre defendi que este deveria ser um projeto para um programa nacional. Aliás, sugeri passar o financiamento do projeto Metro Mondego para o POVT e a anterior tutela disse que sim, que poderia contar com isso”. É fácil encontrar estas declarações na net.

Tudo o que acaba de ser dito é simples. A questão verdadeiramente importante é outra. É estarmos perante uma daquelas circunstâncias infelizes em que alguém, a propósito de questões políticas transparentes, quer condicionar a liberdade de quem nelas intervém recorrendo a alusões malévolas, mesmo que sem nenhum fundamento. Sei que o custo mais elevado da participação democrática é ter de partilhar a praça pública com quem não admite o pluralismo e baixa o nível. No meu caso, uma alusão desnorteada não me perturbará.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s