O Projecto Via Central nos jornais

O Jornal “As Beiras” de 9 de Junho publicou um extenso dossiê sobre a denominada  Via Central,  dando relevo à posição do CpC em relação a este “projecto”, ao referendo proposto pelo CpC e às reacções de outras forças políticas.

 

Em fevereiro, quando o executivo municipal deliberou avançar com a construção da Via Central, só o vereador do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) votou contra.

Na altura, José Augusto Ferreira da Silva referiu, em justificação de voto: “Para o local onde agora se propõe a “via central” existe uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) que tem como pressuposto a instalação do transporte em carris, em particular o Metro Mondego. Como é sabido, as demolições foram efetuadas nesse pressuposto.
Para o local foi realizado um projeto pelo Arquiteto Gonçalo Byrne, julga-se que contratado pela Sociedade Metro Mondego.
O que vem aqui à discussão é um projeto que, pelos documentos disponibilizados, o ignora e que, em muitos pontos, parece mesmo descaraterizá-lo, dando ênfase a aspetos que apontam para uma via rodoviária”.

Ler aqui (com outras ligações)

“Nem a classificação como Património Mundial dessa parte da cidade, assim vilipendiada, sensibiliza a “grande visão”, toda ela feita de passado”, referiu o professor universitário [José Reis], que remata: “Provavelmente porque já se imagina uma rotunda – mais uma grandiosa rotunda – ali a culminar na Praça 8 de Maio e em frente à CGD” – lembrando a solução rodoviária que muitos associam a Manuel Machado.

(fotografia do jornal)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s