Uma indisponibilidade temporária na Internet desde Agosto. Porquê?

Quando perguntámos​ ​como tinha decorrido​ ​a execução do contrato com a Associação Integrar para o Espaço Internet na Casa Aninhas​, ​e se houve um cumprimento integral do protocolado de colaboração, o Dr. Manuel Machado​ ​disse que aquele "foi dos primeiros​ ​sítios em Portugal em que se abriu a Internet à comunidade vizinha“. Agora, com este sítio fechado desde Agosto de 2015, apesar da renovação do protocolo aprovada em reunião de Câmara, voltamos a perguntar o que se passa...


fotografia 1 (3)O Espaço Internet na Casa Aninhas, com gestão entregue à Associação Integrar,  proporcionou, desde há muitos anos, um serviço relevante aos cidadãos sem meios para equipamento e acesso pessoais à internet.

Quando em reunião de executivo de 7 de Setembro de 2015 foi proposta e aprovada a renovação da aquisição de serviços à Integrar pelo período de um ano, José Augusto Ferreira da Silva recordou “que quando há lugar a renovação de um contrato deveria haver uma informação do serviço sobre como decorreu a execução do contrato e se houve um cumprimento integral do protocolado.” Porque os vereadores, quando votam uma renovação de contrato, “têm de votar com a consciência de que o serviço está a funcionar bem e por isso o contrato é renovado”.

A (não) resposta do Presidente da Câmara foi que “a Casa Aninhas foi dos primeiros sítios em Portugal em que se abriu a Internet à comunidade vizinha.”

Mas, apesar da aprovação por unanimidade dessa deliberação, o Espaço encontra-se encerrado desde o dia 1 de Agosto de 2015…

E por isso, em reunião da autarquia em Dezembro, lembrou José Augusto Ferreira da Silva ter sido aprovado “pelo Executivo um protocolo de colaboração com a Associação Integrar por causa do espaço informático”, tendo acrescentado que, curiosamente, “na mesma altura o espaço encerrou, estando agora pendurado um letreiro dizendo que o mesmo está em requalificação, o que, de modo geral, é mau augúrio, pois geralmente implica o encerramento definitivo. Dado que o espaço é utilizado por muitas pessoas, o Sr. Vereador gostaria de saber a razão efetiva para o encerramento e, sobretudo, informações sobre esta coincidência após a concessão do subsídio”.

Desta não houve mesmo resposta por parte do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra…

Não largamos assuntos… Através de requerimento apresentado na passada sexta-feira, o vereador José Augusto Ferreira da Silva, eleito pelo Movimento Cívico Cidadãos Por Coimbra, “atendendo à relevância do serviço em causa, à deliberação tomada e ao tempo já decorrido” pede informações “das razões para o encerramento, bem como da data em que, previsivelmente, ocorrerá a sua abertura ao público.”

 

casa aninhas

 


Documento do Requerimento sobre o Espaço Internet
[as citações são retiradas das actas das reuniões do executivo]




LER AQUI A ACTUALIZAÇÂO DESTA SITUAÇÃO

 

 

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s