JORNAL DE NOTÍCIAS sobre a discussão do Convento de São Francisco

Artigo do jornalista Nelson Morais /JORNAL DE NOTíCIAS sobre a discussão na reunião extraordinária da CMC que decorreu ontem.

 

A Câmara de Coimbra aprovou, esta sexta-feira, a criação de uma equipa que vai gerir provisoriamente o futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural (CCEC) do Convento de S. Francisco, o qual resulta de um investimento de cerca de 40 milhões de euros (com IVA) e abre portas já em abril de 2016.

A opção por uma solução provisória, constituída por funcionários municipais que queiram mudar-se dos seus atuais postos de trabalho e por prestadores de serviço externos, perdurará “até serem abertas perspetivas de soluções duradouras”, apontou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), em reunião extraordinária que foi convocada para discutir um estudo sobre a viabilidade financeira e possíveis modelos de governação do CCEC.

Este documento, encomendado à consultora privada Opium, equaciona quer um cenário de tutela direta do novo equipamento pela autarquia, quer o da transferência da gestão para uma de três entidades juridicamente independentes: uma empresa municipal, uma fundação pública, ou uma associação de desenvolvimento local.

As intervenções dos autarcas presentes na reunião apontaram, sobretudo, para uma fundação ou para uma empresa municipal, sendo certo que uma e outra foram consideradas inviáveis, neste momento, por força da Lei nº 50/2012, que determinou a dissolução das entidades locais que tivessem resultados negativos nos últimos três anos.

“Uma empresa local ou uma fundação, neste quadro legal, daqui a três anos vão ao ar”, anteviu o vereador José Ferreira da Silva, do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), na primeira ronda de intervenções dos edis.

 

Para continuar a ler aqui.

 

Mais informações sobre a posição do vereador José Augusto Ferreira da Silva / CPC estão disponíveis aqui.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s