Centro de Convenções e Espaço Cultural Convento de São Francisco

Na reunião extraordinária da CMC realizada esta manhã, esteve em discussão um “estudo” sobre a viabilidade económica do Centro de Convenções e Espaço Cultural Convento São Francisco (CSF), a partir de um documento elaborado por uma entidade externa, apesar de haver um consultor, contratado por ajuste direto, alegadamente também com essas competências.

Nas nossa intervenções tivemos a oportunidade de chamar a atenção para o atraso da discussão que, há muito, vimos reclamando se faça, mas, sobretudo, para as contradições, insuficiências e fantasias do documento, reveladas a nível da sobreavaliação do turismo de negócios, das soluções jurídicas para o modelo de gestão, do número de eventos e congressos a realizar, entre outras.

Mas, para além disso, reiteramos a nossa proposta de que o centro da atividade do CSF deveria ser a CULTURA, servindo os negócios e o turismo complementarmente como contributo para a sua viabilidade; de que o diretor artístico / programador deverá ser uma figura de relevo recrutada em concurso público internacional, condição para que o CSF possa vir a trabalhar em rede com grandes equipamentos nacionais e atingir um elevado nível nacional e internacional. Demonstramos, de igual modo, que no quadro legal atual, apenas era possível haver uma gestão municipal, com recurso, na medida do possível, a quadros municipais de qualidade e que se encontram desaproveitados.

Finalmente, quando parecia que o modelo Fundação já vinha previamente definido atendendo a algumas intervenções do lado da maioria, o Presidente da Câmara Municipal, acabou por reconhecer a sua inviabilidade legal, propondo, nesta fase, a internalização através de um equipa de projeto. Na sequência do que tínhamos defendido aprovamos a solução, mas condicionamos ao conhecimento da sua constituição e modelo de funcionamento, face aos maus exemplos do passado.

Coimbra, 27.11.2015
José Augusto Ferreira da Silva
Vereador do CPC

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s