PEDU ou a ausência de estratégia do PS para o Município de Coimbra

A discussão do denominado Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) na reunião camarária de 07.09.2015 serviu para tornar ainda mais evidente que a liderança PS no Município de Coimbra não só não tem qualquer estratégia para o desenvolvimento do Concelho, como tem medo da participação dos cidadãos.

Face à oportunidade de definir uma estratégia para o Município candidatando-se a fundos comunitários de largas dezenas de milhões de euros, o PS apresentou um “documento de trabalho” que o Presidente da Câmara classificou como “confidencial” com vista a impedir a sua divulgação e discussão públicas. Isto é, aquilo que devia ser amplamente divulgado, envolvendo na discussão todos os munícipes, mostrando que caminhos a liderança camarária pretende empreender nos próximos cinco anos e as alternativas das demais forças políticas foi transformado num instrumento opaco, à medida de um homem só!

Por isso, o PEDU de Coimbra desenvolvendo-se em três planos impostos pelo programa comunitário: Plano de Mobilidade, Plano de Regeneração Urbana e Plano de Ação Integrado para Comunidades Desfavorecidas, não passa de uma amontoado de ideias e propostas avulsas sem qualquer coerência, nem articulação entre si e com os instrumentos urbanísticos pré existentes. Afinal, ao que se pôde entender, exatamente o que pretende o governo com tal programa posto em execução em período eleitoral, como um dos vereadores do PSD acabou por reconhecer, em sintonia com o PS.

O plano de mobilidade, desgarrado do que há de ser o da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra) não toma posição clara sobre o metro ligeiro de superfície, apontando antes para soluções que parecem conformar-se com o abandono de tal projeto, em troca de uma “avenida central“ sem interesse urbanístico, nem justificação; centra-se na construção de ciclovias, que sempre defendemos, mas com valores de investimento tais que levam a crer que no pacote virá uma bicicleta para cada munícipe! Não lhe falta também o famigerado elétrico entre a rua da Alegria e a Rotunda das Lajes completamente despropositado e inútil quer em termos turísticos, quer para servir os residentes. Por sua vez, o Plano de Regeneração Urbana não define a densificação humana do centro como prioridade, limitando-se a ações casuísticas. Para além disso, omite a regeneração da zona industrial da Pedrulha com enquadramento reforçado no Programa. Sem um estudo sociológico rigoroso que permita suportar as ações para as comunidades desfavorecidas, centra-se tudo no Planalto do Ingote, esquecendo as demais comunidades, e são infelizmente muitas, que necessitam de intervenção. E aqui assiste-se ao agudizar do sectarismo que tem pautado as relações com a comunidade cultural da cidade ignorando pura e simplesmente duas das mais importantes entidades: A Escola da Noite e o CAV.

Tudo isto e mais a consabida incapacidade demonstrada pela atual maioria do PS para negociar e executar projetos relevantes leva a temer pelo desfecho desta candidatura. Mas estando em causa na reunião a apresentação ou não da candidatura a fundos comunitários de significativo valor, absolutamente essenciais ao desenvolvimento do concelho, apesar de todas as críticas que tecemos à proposta, não pudemos deixar de votar favoravelmente a sua apresentação. Seguir-se-á um período de negociações a que daremos toda a atenção com vista a melhorar ainda o que for possível, esperando que, no decurso da execução do que, finalmente, vier a ser aprovado e, desde logo, a partir de 2017, o concelho possa ter uma outra liderança que siga um novo rumo e tenha uma maior capacidade de execução.

José Augusto Ferreira da Silva

Vereador da Câmara Municipal de Coimbra

Coordenador do movimento cívico Cidadãos Por Coimbra

Coimbra, 09.09.2015

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s