Proposta de alargamento do Parque Verde

No passado dia 10 de Julho, José Augusto Ferreira da Silva voltou a propor o agendamento para a reunião da Câmara Municipal de Coimbra, da proposta que o CPC fez de alargamento do Parque Verde do Mondego. O espaço que referíamos no documento de 26 de maio de 2014 está a ser utilizado, atualmente, para fins agrícolas. Mas isso não impede a reivindicação de que se discuta o alargamento do Parque Verde do Mondego, como definido no projecto global do Polis.

 

Considerandos:

  1. O programa Pólis Coimbra, por razões que não importa por agora apurar, teve uma execução muito limitada, quer na margem esquerda, quer na margem direita do rio Mondego.

  2. Na margem esquerda desde a Ponte Santa Clara até ao Exploratório Infante D. Henrique; na margem direita, desde o parque Dr. Manuel Braga até ao Pavilhão de Portugal.

  3. O projeto global previa uma área de intervenção muito mais alargada, que genericamente se situava entre a Ponte de Sta Clara e a Ponte Rainha Santa Isabel.

  4. Na margem direita, a montante do Pavilhão Centro de Portugal, ficou uma extensa área, totalmente abandonada, insalubre e insegura.

  5. O CPC bateu-se pela limpeza desses terrenos.

  6. Pode-se constatar que existem lá trabalhos, atualmente. Mas, ao que se vê, estão a ser utilizados maquinismos pesados que parece estarem a levar tudo a eito, destruindo todo o coberto vegetal, sem que se vislumbre o propósito de tal ação e se a mesma foi devidamente acompanhada e autorizada pela CMC e pelas demais entidades competentes.

  7. Mas chegado este momento, importa olhar para o futuro, de modo a que não sejamos confrontados com mais um triste facto consumado dos que pululam pela cidade e a descaraterizam.

  8. E o futuro não pode deixar de ser o alargamento do denominado PARQUE VERDE, espaço de lazer , recreio e pulmão de uma cidade que se quer moderna e com boa qualidade de vida.

  9. Sendo certo que existem estudos e projetos que já englobam esse território e que, seguramente, poderão ser utilizados, ainda que com as atualizações que se mostrarem pertinentes.

PROPOSTA:

Em face do exposto, a Câmara Municipal delibera que sejam estabelecidos, a partir de agora, os procedimentos legais e instrumentos financeiros adequados ao alargamento do PARQUE VERDE DO MONDEGO (margem direita) com a utilização dos terrenos marginais situados entre o Pavilhão Centro de Portugal e a Ponte Rainha Santa Isabel. “

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s