Visita a duas instituições culturais de Taveiro

No passado dia 17 de Abril de 2015, uma comitiva do movimento cívico Cidadãos Por Coimbra (CPC) acompanhou José Augusto Ferreira da Silva numa visita a Taveiro para encontros com duas instituições culturais locais: o LOUCOMOTIVA, Grupo de Teatro de Taveiro e a FILARMÓNICA Taveirense.
A primeira reunião foi com o Loucomotiva; uma oportunidade do CPC conhecer as excelentes instalações do grupo, bem como os seus projectos, anseios e o historial de quem faz do teatro uma forma privilegiada de intervenção socio- cultural. Herdeiro do GATT – Grupo Amador de Teatro de Taveiro – fundado em 1968, o Loucomotiva existe desde 2008. Quer o GATT quer o Loucomotiva conquistaram diversos prémios de 1995 a 2012.
Caso tivesse outras formas de apoio o Loucomotiva apostaria na profissionalização, afirmam os seus responsáveis. Mesmo assim, consideram que a estrutura de funcionamento do grupo, onde se destaca uma Escola de Formação frequentada por 48 alunos, está muito perto de uma verdadeira companhia profissional. Contudo os apoios recebidos das diversas entidades são escassos. Mas destacam o apoio camarário, apoio que chega sempre tarde, facto sublinhado pelos dirigentes do grupo e que foi corroborado por José Augusto Ferreira da Silva, salientando este que este tipo de apoios da CMC devia chegar aos grupos muito mais cedo a fim de que estes pudessem fazer, em tempo oportuno, a sua planificação. Ainda segundo José Augusto Ferreira da Silva os valores de tais apoios deviam ser garantidos pelo menos trianualmente, o que possibilitaria uma planificação muito mais cuidada.
Para se fazer uma ideia real do trabalho desenvolvido pelo grupo, refira-se que tem como objectivo fazer três a quatro produções anuais e duas turmas de jovens com cerca de 48 formandos. De 11 de Julho de 2011 a 6 de Abril de 2013, o grupo realizou 82 espectáculos, (43 de teatro, 33 de música, 5 de dança e 1 de etnografia), aos quais assistiram mais de 3300 espectadores!
Por isso esteja atento! Também há bom teatro amador fora dos grandes centros. E na primeira oportunidade não deixe de fazer uma visita ao Loucomotiva.


A segunda reunião foi na sede da Centenária Filarmónica Taveirense, que faz este mês 146 anos. A banda sénior tem cerca de 60 músicos e a banda juvenil cerca de 30 elementos a partir dos sete anos. Muitos dos elementos da banda juvenil pertencem igualmente à banda sénior. A instituição tem igualmente uma escola de música com cerca de 40 alunos, muitos dos quais se deslocam de algumas terras mais distantes. A banda tem repertório de animação de rua e de festas, com uma qualidade que lhe permitir actuar em concerto, quer só, quer acompanhando grupos corais.

Também esta estrutura se debate com alguns problemas, destacando-se os de carácter financeiro. Acrescente-se que as instalações precisam de reparação e isso nem sempre é fácil já que os apoios são poucos. Outro problema referirdo pelos responsáveis na vista, é o preço dos instrumentos que são caros.
A Filarmónica Taveirense costuma receber igualmente subsídio camarário. Mas tal como acontece com os outros grupos do concelho, este chega sempre tarde. E também aqui o vereador José Augusto Ferreira da Silva defendeu que a CMC deveria fazer outro tipo de planificação, distribuindo muito mais cedo estes subsídios às diversas entidades.
Se aprecia este tipo de música faça uma visita a Taveiro no próximo dia 26 de Abril podendo assim assistir ao Concerto de Aniversário.


Para o CPC este tipos de contactos são fundamentais já que permitem a divulgação das nossas propostas mas sobretudo porque permitem um contacto real com os problemas locais. Outros contactos, noutras freguesias, vão acontecer antes das férias do Verão. Estejam atentos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s