Discussão Pública: A Boa Noite

O movimento cívico Cidadãos por Coimbra pretende equacionar e apontar pistas de solução para um cacho de problemas ligados ao convívio e animação noturna que, indiscutivelmente, afetam o bom viver em Coimbra.

Cientes da diversidade dos interesses e intervenientes envolvidos e da indispensabilidade de, apesar disso, conseguir o empenhamento de todos os agentes, propomos uma discussão pública, envolvendo nomeadamente a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, Escolas e Associações de Estudantes, Moradores, Associações Empresariais e Sindicais, Entidades Policiais, visando gizar e empreender de forma harmoniosa

  • uma campanha de sensibilização e mobilização para a cidadania responsável;
  • a qualificação dos espaços existentes e promoção de novos locais;
  • novas regras e horários de funcionamento dos estabelecimentos;
  • o incremento da vigilância pedagógica e o cumprimento rigoroso das leis e da regulamentação.

O CPC chegou a um documento [A Boa Noite] que torna hoje público e a partir do qual propõe essa discussão pública. Convidamos todos os cidadãos e cidadãs a participarem neste debate urgente, podendo enviar os seus contributos para cidadaos.coimbra@gmail.com. Simultaneamente começámos já a contactar diversas instituições para um encontro e temos programadas mais iniciativas a juntar às que já organizámos sobre esta temática.

Recordamos que a urgência da necessidade da promoção desta ampla discussão pública das questões relativas aos problemas do ruído na cidade não é novidade para o CPC: em novembro estivemos na Sé Velha, onde chamámos os moradores, os donos de estabelecimentos, as autoridades competentes e os frequentadores dos espaços de animação noturna a falarem da “Movida”. Preocupava-nos como garantir o rigoroso cumprimento da legislação sobre o ruído, zelando pelo direito ao descanso dos munícipes.

De algumas das conclusões a que chegámos com essa iniciativa demos voz em sessão de Câmara e aí anunciámos que manteríamos na ordem do dia a luta contra o ruído e a degradação do ambiente urbano, com vista a que se possa morar bem em Coimbra ao mesmo tempo que se trata da sua requalificação, numa cidade que queremos que tenha uma oferta de vida noturna animada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s