Recreação Nocturna

A propósito do debate que promovemos sobre a "movida" de Coimbra publicamos um contributo da Associação Existências para a discussão do tema 

A recreação nocturna, e todas as actividades de entretenimento que lhe estão associadas, é uma realidade social profusamente implantada nas sociedades contemporâneas. A sua importância transcende o nível cultural (onde desempenha um papel na criação e divulgação de actividades e peças culturais) e o nível económico (onde desempenha um papel na criação de emprego, na regeneração urbana, na promoção do turismo e na promoção do bem-estar social) ao desempenhar um papel fundamental na vida dos jovens (e não só), assumindo-se como um factor de diversão, mas também de socialização e de busca de emoções de sensações.

Coimbra é um exemplo eloquente, sempre em constante mutação, na demonstração destes pressupostos.

No entanto, nos contextos de recreação nocturna existem uma multiplicidade de riscos e de situações negativas aos quais, sobretudo, os jovens estão expostos. Entre estes podemos incluir o consumo de substâncias legais e ilegais, relações sexuais desprotegidas e/ou não desejadas, ocorrência de situações violência, problemas relacionados com a segurança rodoviária, desordens públicas, ruído e destruição de propriedade privada e pública, entre outros.

Assim sendo, a implementação de estratégias interventivas que reduzam os inconvenientes e os riscos associados aos contextos de recreação nocturna afigura-se cada vez mais como uma prioridade absoluta.

É nesse pressuposto que a Associação Existências desenvolve desde 2007 o Projecto Nov’Ellos, que tem como principal objectivo a Redução dos Riscos e Minimização de Danos associados ao consumo de Substâncias Psicoactivas (lícitas e ilícitas), com destaque para o consumo de álcool. A Existências procura o cumprimento deste objectivo através do aumento de conhecimentos dos frequentadores de ambientes recreativos, da desmistificação de conceitos errados por parte dos indivíduos consumidores, pela inclusão de comportamentos que reduzam os danos associados aos consumos e pela criação condições para a alteração da percepção da necessidade do recurso a estas substâncias em contextos recreativos, considerando que estes espaços se constituem como locais privilegiados para o seu consumo.

Assim sendo, são desenvolvidas um conjunto de acções que incluem a distribuição de folhetos informativos e preservativos em espaços recreativos, prestação de informações/ esclarecimento de questões e dúvidas sobre substâncias psicoactivas e efeitos associados ao seu consumo, encaminhamento para a Existências ou outras instituições. Para além das intervenções semanais em espaços recreativos na cidade de Coimbra, o Nov’Ellos intervém ainda nas festas académicas que se realizam duas vezes por ano.

Este Projecto preconiza também o desenvolvimento de acções de formação e educação destinadas a adolescentes e jovens adultos, ações dirigidas a agentes educativos, assim como a proprietários/ funcionários de estabelecimentos recreativos.

Na opinião da Associação Existências a redução destes factores negativos associados à recreacção nocturna passa, em grande medida, pela aplicação rigorosa da legislação existente, pela utilização racional do licenciamento dos estabelecimentos de recreação nocturna e dos seus horários, associada a uma intervenção estruturada que promova o envolvimento dos diversos actores inseridos no processo.

De facto a Associação Existências recentemente propôs à Camara Municipal de Coimbra, ainda durante o anterior executivo, a aplicação de um programa que tem sido desenvolvido em diversas cidades europeias, denominado genericamente como “Party +”, embora cada localidade ou região adopte um nome próprio.

O principal objectivo desse programa seria a promoção da saúde e a gestão dos comportamentos de risco associado ambientes recreativos. Este objectivo pode ser consubstanciado em dois pontos principais: em primeiro lugar a intervenção ao nível do consumo de substâncias psicoactivas, nomeadamente na prevenção do seu uso, na redução de riscos e minimização de danos associados ao seu uso, luta contra o tráfico e segurança pública; em segundo lugar, através de uma abordagem mais global de comportamentos de risco e riscos associados à frequência dos locais de recreação nocturna (incluindo os que associam ao consumo de álcool e tabaco, segurança rodoviária, risco de infecções sexualmente transmissíveis, danos auditivos, etc.).

Desta forma, através deste projecto procura-se efectuar uma abordagem integrada de promoção sustentada das condições de saúde associadas à vida nocturna. Para tal o Projecto abrange um conjunto de agentes envolvidos e/ou interessados na temática, onde poderiam ser incluídos a Câmara Municipal de Coimbra, que seria a entidade promotora do Projecto, a Associação Existências, entidade gestora do Projecto, e outras ONG essencialmente as que actuam na área da saúde, outras entidades públicas, os donos, gestores de estabelecimentos de recreacção nocturna e os promotores de eventos, Policia de Segurança Pública, etc..

No nosso entendimento só a inclusão dos diversos actores promoverá as alterações adequadas de uma forma sustentada.

Este programa seria constituído por três eixos:

  1. Certificação dos Espaços Recreativos Nocturnos (que passa pela assinatura da Carta de compromisso e, se assim for considerado, pelo reconhecimento através do certificado de qualidade);

  2. Equipas de Rua/ Intervenção em contextos recreativos;

  3. Fiscalização dos espaços de recreação nocturna e locais onde estão inseridos;

A sua implementação acabou por não ir em frente, tendo em conta que ocorreram eleições e que o executivo camarário mudou.

Em breve tentaremos de novo a sua implementação.

Por fim aproveitamos para salientar o seguinte:

No âmbito das intervenções associadas a estas problemáticas, a Associação Existências colabora e é membro efectivo de diversos programas e Instituições europeias, das quais destacamos NewNET1, Party +2, ClubHealth3 e IREFREA4.

Recentemente a Associação Existências esteve presente no Seminário NIGHTS 2014 que decorreu nos dias 27 e 28 em Paris, no âmbito das actividades da rede New NET.

A IREFREA, instituição que imenso conhecimento produz na europa, tem uma delegação em Coimbra, que em muito tem contribuído para o aumento e consolidação de conhecimentos científicos nesta área.

O ClubHealth vai organizar entre os dias 17 e 19 de Junho de 2015, em Lisboa, com a colaboração da IREFREA Portugal e da Associação Existências, o Congresso “Club Health Lisbon 2015 – The 9th International Conference on Nightlife, Substance Abuse and Related Health Issues”.

Está a decorrer em Coimbra um Projecto intitulado “Noite Saudável em Coimbra”, organizado pelo Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico – CRI Psiquiatria e S. Mental — CHUC e o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco – Portugal (IREFREA Portugal), em colaboração com diversas entidades, incluindo a Associação Existências, que promove, para além de outras actividades, acções de sensibilização sobre temáticas relacionadas com a vida relacionada com a Recreação Nocturna.

Daqui se conclui que existe em Coimbra potencial de intervenção e de criação de conhecimento.

4 http://www.irefrea.org/

 

 

 

Associação Existências

Av. Emídio Navarro, n.º 81, 2.º A; 3000-151 Coimbra

Tel./Fax 239 837 033/ Tlm. 965 592 651 E-mail: a.existencias@gmail.com

http://www.existencias.net

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s