Exigir o metro – balanço de uma acção política

Em Agosto de 2014 o Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra lançou uma petição pública em defesa da instalação do Metro Mondego no Ramal da Lousã e na cidade de Coimbra. Durante cerca de três meses o CPC promoveu acções de recolha de assinaturas, saiu à rua para ouvir as populações e incentivou o debate em torno desta obra que considera ter uma importância estratégica para Coimbra. Ciente de que Coimbra não é um concelho isolado, mas que se insere numa região rica onde habitam cerca de 500 000 pessoas, partilhando a indignação da população dos concelhos de Miranda do Corvo e Lousã, espoliados da sua ligação ferroviária sem que se vislumbre nenhum horizonte alternativo concreto, o CPC estendeu as suas acções a estes dois concelhos procurando neles e nos seus movimentos a congregação de vontades e a união de esforços nesta luta tão vital e justa.

A par do debate e das acções de rua, o CPC levou esta causa aos orgãos autárquicos onde tem representação e viu aprovadas moções nas várias assembleias de freguesia.

Chegados ao fim de uma etapa, portadores de uma petição que recolheu cerca de 5000 assinaturas, os cidadãos por Coimbra enviaram pedidos de audiências aoSecretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, à Presidente da CCDRC e à Administração da Empresa Metro Mondego, para lhes transmitirem a exigência das populações em relação à conclusão de uma obra que iniciada, e onde já foram gastos mais de 100 milhões de euros, nunca foi concluída.

Esta é uma luta do CPC, que se iniciou com a formação do movimento, e que só parará com o retomar inequívoco da instalação em Coimbra e na região do Metro de Superfície. É esse o compromisso do CPC com a população de Coimbra, que não baixará os braços e que não se deixará iludir com vãs promessas.

diário as beiras 2014 11 29

diário as beiras 2014 11 29

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s