Petição Pública

Acabámos de criar a petição: «Instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação com os concelhos de Miranda do Corvo e Lousã» neste endereço. Pedimos a quem concorda com o texto desta petição que a assine e a faça chegar ao maior número de pessoas.
Paralelamente a esta petição electrónica vamos iniciar a sua subscrição em papel durante o mês de Agosto. Quem quiser colaborar, pode contactar-nos através do cidadaos.coimbra@gmail.com.

Instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação com os concelhos de Miranda do Corvo e Lousã

A falta de concretização da instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação entre a cidade e os concelhos de Miranda do Corvo e da Lousã tornou-se, há muito, um caso de escola de descredibilização da política. Anos a fio, os governos centrais e os governos municipais prometeram às populações que a data da inauguração estava próxima, que os financiamentos estavam garantidos, que o comboio estava na estação pronto para arrancar. Nunca arrancou. Nem nunca houve estação. Os financiamentos, esses, foram aplicados para pagar à administração que nunca serviu para coisa nenhuma a não ser para esventrar a baixa de Coimbra e a pôr a saque, e para retirar às populações de Miranda e da Lousã a ligação ferroviária sem nenhum horizonte alternativo concreto.

Os/as signatários/as partilham a convicção de que se trata de uma obra de importância estratégica para Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. Para a cidade de Coimbra, porque a concretização da linha urbana do metro será um elemento imprescindível para uma política coerente de ordenamento da malha urbana, de mobilidade e de ambiente. Para além disso, só ela permitirá a requalificação da baixa de Coimbra, reparando os danos causados com as demolições que a esventraram. Para a ligação entre Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, porque será uma alternativa melhor à injustiça que resultou da selvagem destruição da linha centenária que servia as populações.

E, acima de tudo, os/as signatários/as estão convictos/as de que é o país inteiro que beneficiará com a concretização desta obra há tanto prometida e tantas vezes adiada. Porque assim se qualifica uma das suas regiões urbanas mais sensíveis e porque assim se honra a lealdade entre governantes e cidadãos, algo essencial para a democracia.

Com estas profundas convicções, os/as signatários/as exigem dos poderes públicos, e em especial do governo, que tomem com urgência as medidas necessárias para garantirem o funcionamento e a concretização da obra.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s