40 anos democracia local

Imagem

Como não poderia deixar de ser, o Movimento Cívico Cidadãos por Coimbra vai comemorar os quarenta anos da Revolução de Abril. Decidiu fazê-lo centrando-se num dos aspetos mais relevantes que a Democracia trouxe a Portugal: a instituição de um Poder Local que a Constituição da República Portuguesa de 1976 consagrou como uma das estruturas da organização democrática do Estado e a quem imputou a administração dos interesses próprios das populações das comunidades locais e a sua representação perante o Estado.


Para esse efeito, Cidadãos por Coimbra vai realizar um debate sobre a experiência do Poder Local no Portugal democrático e, de modo especial, em Coimbra. O debate contará com a participação de cidadãos de quadrantes políticos diferentes, que exerceram funções autárquicas, desde as primeiras Comissões Administrativas de 1974 a 1976 até Executivos mais recentes.

Pretende-se que, para além do balanço possível destas quatro décadas de exercício do poder local, o debate constitua, a partir de experiências e de pontos de vista distintos, uma reflexão sobre os contributos, as transformações, os constrangimentos, as novas formas de participação cidadã, os desafios e as perspetivas de futuro de um poder local capaz de se afirmar enquanto escola de cidadania e de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia, numa sociedade global, marcada pela crise e pela crescente interdependência económica, política e social.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s