Valeu a pena — Primeiro ano de vida do CPC

flyer_A5_versao_final-1

Fez no passado dia 4 de Março um ano que nasceu o Movimento Cívico Cidadãos Por Coimbra ( CPC) com a apresentação pública da  “Carta aos Cidadãos de Coimbra”.

Um ano depois pode dizer-se, de forma inquestionável, que valeu a pena.

O excelente resultado obtido nas eleições autárquicas permitiu consolidar uma política alternativa à que veio sendo seguida no município nas duas últimas décadas com maiorias PS e PSD/CDS.

Finalmente, os cidadãos têm na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em 6 freguesias (Almalaguês, Eiras / S. Paulo de Frades , Santa Clara/ Castelo Viegas, Santo António dos Olivais , São Martinho do Bispo/ Ribeira de Frades e União das Freguesias de Coimbra ) vozes independentes e combativas com um único compromisso: o da defesa dos legítimos interesses dos cidadãos em prol de uma cidade e de um concelho modernos, progressistas e com qualidade de vida.

Mas o CPC não resume a sua ação política à intervenção nos órgãos autárquicos, onde tem efetuado propostas de participação cidadã, de que destacamos o Orçamento Participativo.

Na sequência da auscultação aos cidadãos foram escolhidos quatro temas em que se centrará a atividade durante o ano de 2014, com vista à definição de políticas estratégicas alternativas: a Regeneração Urbana, o PDM, a Economia/Emprego/ Casa dos Saberes  e as   Políticas Sociais.

Em torno de tais temas estão formados grupos de trabalho, abertos a cidadãos aderentes e não aderentes, coordenados respetivamente por José António Bandeirinha, Pedro Bingre do Amaral, Fátima Carvalho e Clara Moura Lourenço, que promoverão um debate plural, participado e construtivo.

À ausência de ideias estratégicas para o Município de Coimbra por parte da maioria PS/ CDU e da oposição PSD, esta enredada nas suas próprias contradições e tolhida pelas suas más políticas passadas, responde o CPC com políticas alternativas definidas através de uma ampla participação cidadã.

Valeu a pena criar o CPC. Vale a pena continuar a lutar por uma mudança de políticas. Junte-se a nós.

www. cidadaosporcoimbra.com   facebook.com/cidadaosporcoimbra

José Augusto Ferreira da Silva

[texto publicado no Diário As Beiras de 22 de Março de 2014]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s