Depoimentos: Paulo Pereira

Paulo PereiraApoio e integro o movimento Cidadãos por Coimbra porque Coimbra não está bem. E não está bem porque foi mal governada nas últimas décadas e é hipocritamente governada todos os dias quando a Câmara finge que tudo está bem procurando não ver como muitos dos seus munícipes (sobre)vivem. E porque agora esses mesmos ex-governantes e governantes instalados se preparam para a tentar governar da mesma forma nos próximos anos.
Aqui nasci e vivo há 40 anos. Lembro-me de crescer a ouvir que éramos a terceira cidade do país por reunirmos um conjunto de características económicas, sociais e culturais mais desenvolvidas do que nas outras cidades. E claro porque os cidadãos desta cidade tinham ambição num futuro sempre melhor baseada na sua capacidade de trabalho e dedicação à cidade.
E hoje como estamos? Como nos conduziram até aqui? O que fizemos todos para que nos conduzissem até este estado? Quem escolhemos para nos guiar neste caminho errante? Até quando vamos querer que os mesmos nos levem ao desespero?
 Estou convicto neste movimento de cidadãos porque é tempo de dizer basta à entrega da cidade ao abandono da estratégia de funcionamento, crescimento, memória, ambição, dignidade, transparência e participação cidadã que deve ser, naturalmente, a estratégia de qualquer governo quer seja local quer seja central.
 Acredito que as pessoas da nossa cidade estão exaustas mas tenho a maior certeza de que ainda têm forças para lutar por um futuro diferente para a sua cidade através da sua própria participação nas decisões para o Concelho. E apenas o podem fazer neste movimento aberto e interessado em ouvir todas e todos para que, juntos, possamos elevar Coimbra ao melhor que ela pode ser tornando mais digna e feliz a vida de quem nela vive.
Lido diariamente há muitos anos com aqueles que menos têm, com aqueles que não acreditam que alguém que gere a vida pública os vai ouvir, aqueles que nunca o fizeram ou que há muito não votam por acreditarem que não vale a pena… aqueles que vivendo a pobreza, a exclusão, o estigma, sentem que vivem em outra cidade, sem governo, dentro da própria cidade de Coimbra… sentem-se invisíveis perante os mandatados.
Pessoas que por não terem rendimentos têm muitas dificuldades em aceder aos serviços da cidade e do país. A par com lento e difícil acesso à saúde ou à justiça pessoas a quem cortam o acesso a bens como a água, a electricidade, o gás ou os transporte públicos… Imaginemos como será se alguns ou todos estes serviços forem privatizados e aí o arbítrio seja ainda mais livre… Como queremos tratar estes nossos concidadãos que já estão também em avançado estado de privação do conforto habitacional, dos medicamentos, da alimentação… de ser cidadãos de pleno direito?
Continuar como até aqui é, no mínimo, desonesto e pouco inteligente. Sabemos há muito tempo que se diminuirmos a desigualdade aumentamos a produtividade, a segurança,
Percebi que é aqui que os Cidadãos por Coimbra fazem a diferença. Foi por isto e por perceber que este movimento juntou centenas de pessoas que amam Coimbra e que querem emprestar o seu saber, a sua experiência, a seu passado e futuro a esta causa, que decidi juntar-me e apoiar
no melhor que eu souber.
Vamos tentar mudar o caminho, vamos juntos, porque afinal “Loucura é repetir a mesma coisa vezes sem conta e esperar resultados diferentes”.
Coimbra é a nossa causa!  Dia 29 de Setembro podemos todos fazer a diferença!
Paulo Pereira

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s