Depoimentos: Luis Franklin

Porque apoio a lista de cidadãos por Coimbra: Porque Coimbra vive da sua gente!

???????????????????????????????

Por vezes viver em Coimbra é como estar fechado num museu. Instrumentos que se degradam pela erosão do tempo e pelo esquecimento do instrumentista, no silêncio e na solidão. As eternas “forças vivas da Cidade” não conseguem inverter o aumento galopante do desemprego que leva a uma renovada sangria de migração, “forças vivas” que fazem de Coimbra uma cidade que se fecha em si mesma acabando com seus transportes públicos, “forças vivas” que assistem com a mão no queixo ao desmantelamento dos seus hospitais, dos seus correios, “forças vivas” que se tornam vivas na disputa de quem vai ficar com um quinhão da privatização das águas e dos serviços municipalizados. Tou confuso! Que forças vivas são essas afinal?!

Caminho pela Baixa de Coimbra, desço as rampas de Santa Clara, passo pelas periferias da cidade e um pensamento me vêm á cabeça: “Coimbra é muito mais do que a Coimbra das velhas “forças vivas” dos senhores e dos doutores. Esses não os vejo, não os ouço, não os sinto… Gente sentada com um riso suspeito…

A cada canto trabalhadores que todos os dias seguem o carreiro da formiga e migram da periferia para o seu centro. Abrem as lojas, cafés e restaurantes onde trabalham, põem os serviços públicos a funcionar, pegam no autocarro para fazerem a carreira habitual, cantam, representam, estudam e inovam. É esta gente que olho, ouço, toco e cheiro. Mas onde estão representadas estas pessoas? Esta gente é o sangue de Coimbra! E de novo me empolgo e penso “há que dar voz a este gente! Há que gritar ao seu lado!

Olho para o lado e vejo num cartaz uma frase de letras pequenas mesmo a jeito: “Loucura é repetir a mesma coisa vezes sem conta e esperar resultados diferentes”. E não é que é mesmo!

Sempre vi as eleições para as autárquicas em Coimbra como uma feira de interesses, falta de transparência e do pior oportunismo na política, que mais não servia para perpetuar os interesses instalados e o poder pelo poder. A lógica do rotativismo entre PS, PSD/CDS e até uma pouco natural denominada coligação “Vodka Laranja” (PSD/CDS/CDU) sempre me entristeceu e me causou afastamento e desinteresse pela política autárquica. “Loucura é repetir a mesma coisa vezes sem conta e esperar resultados diferentes” não me sai da cabeça! Então embora lá fazer algo novo!

A lista de cidadãos por Coimbra chamou-me a atenção, em primeiro lugar, porque veio a terreiro por fora do âmbito dos tradicionais partidos do arco do poder com a ambição de cortar com esse arco, Em segundo lugar, porque nos seus princípios fundadores, realça os valores da democraticidade e participação nas decisões e no executivo camarário, a vontade de ser o instrumento dos conimbricenses em prol de uma cidade com mais justiça social e intrépida defensora dos serviços públicos na cidade, e por fim, porque se propõe disposta a afrontar os interesses instalados da construção e da especulação imobiliária, com um projeto centrado na procura de resolução das necessidades da população em termos de habitação, transportes e emprego.

Uma lista nova tem simultaneamente a vantagem de ser nova e uma responsabilidade acrescida de responder de forma clara às espectativas do povo de Coimbra. A capacidade da Lista de cidadãos por Coimbra de fazer uma política nova desempoeirada das velhas retóricas de poder em que o medo do povo suprime a sua voz, será testada antes, durante e depois da destas eleições. Cada voto nesta lista de cidadãos será um apelo à mudança e nunca um cheque em branco.

Cabe aos Cidadãos por Coimbra não escamotear este apelo!

O meu voto no dia 29 estará carregado de tinta de esperança numa alternativa, e de moralização da politica. O meu voto será na Lista de Cidadãos por Coimbra!

Luis Franklin

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s