Orçamento Participativo

Imagem

Hoje à noite, Giovanni Allegretti vai falar sobre o Orçamento Participativo numa sessão aberta à participação de todos/as interessados/as, na Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo (Rua Principal, Bencanta). A entrada é livre.

Giovanni (Aldo Luigi) Allegretti é licenciado em Arquitectura (1996) e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade do Florença, Itália. Actualmente é investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e faz parte do Nucleo “DECIDe”, sendo parte da sua coordenação.

As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina e África), temas sobre os quais tem inúmeras publicações. Outro tema acompanhado diz respeito à cidade informal e à autoprodução do habitat (em Brasil e Cabo Verde); trabalhou igualmente sobre usos excêntricos dos espaços públicos e práticas de ‘cidadania insurgente’ relacionadas aos fenómenos da migração extracomunitária (no âmbito da União Europeia).

Actualmente estuda o tema das Redes de Cidades no cenário internacional, dado que o CES é observador dos trabalhos da Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP. Desde 2007 está comprometido com a organização dos Encontros dos Municípios Lusófonos e com o Fórum de Poderes Locais (FORAL CPLP), criado no seio da CPLP em Março 2009.

No CES, desempenha ainda as funções de Director Executivo do Doutoramento “Democracia no século XXI”, coordenando o Observatório “PEOPLEs’:Participação, Inovação e Poderes Locais”.

Desde o 2002 tem sido “assistant professor” de Gestão Urbana e Analise do Território e dos Assentamentos na Universidade de Florença, Faculdade de Arquitectura.

Coordenou cientificamente a área de formação do Programa “Orçamento Participativo Portugal”, co-financiado pela EQUAL, que desde 2008 formou mais de 600 técnicos e administradores municipais portugueses no campo do orçamento participativo. Tambem tem a coordenação cientifica do projecto europeu “PARLOCAL” gerido pela Provincia de Malaga, Espanha.

Foi fundador e co-coordenador do Festival de cinema e audiovisual chamado “Democracine” em Porto Alegre, Brasil, e co-organisador da Itinerancia em Portugal do “Fest-Cineamazonia”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s