Candidato independente rejeita “deserto” no centro de Coimbra

Imagem

“O candidato do movimento Cidadãos por Coimbra à Câmara local, José Augusto Ferreira da Silva, defendeu hoje a regeneração do centro histórico da cidade, rejeitando que este venha a ser “um deserto onde passeiam os turistas”.

Para o candidato independente, “é uma dor de alma o deserto” em que a zona antiga da cidade se transformou nos últimos anos, em particular a Baixa, onde foi destruído um quarteirão na perspetiva da passagem do metro, cujas obras não chegaram a avançar.

José Augusto Ferreira da Silva falava à agência Lusa sobre reabilitação e requalificação urbana, temas que está hoje à noite em debate, no Terreiro da Erva, numa iniciativa promovida pelo movimento Cidadãos por Coimbra, que vai disputar as eleições autárquicas marcadas para 29 de setembro.

“Os próximos anos de gestão autárquica não podem continuar a empurrar estas questões com a barriga”, disse.

Realçando a necessidade de alertar as pessoas “para o estado de degradação a que chegou esta zona” de Coimbra, que inclui a parcela da cidade que a UNESCO classificou, em junho, como Património Mundial da Humanidade, o advogado preconizou “uma reabilitação séria e de qualidade” do centro histórico, criando condições para a fixação de famílias jovens.

Para a zona, a arquiteta Luísa Bebiano, que encabeça a candidatura do movimento na freguesia de Santo António dos Olivais e que também vai intervir no debate, propõe “uma cultura de vanguarda com memória”, conciliando a inovação com o antigo.

“Aqui, o papel do arquiteto deve ser ouvir as pessoas e não fazer um projeto fechado”, disse à Lusa.

Para o arquiteto José António Bandeirinha, que integra a lista dos Cidadãos por Coimbra para a Assembleia Municipal, liderada pelo economista José Reis, “há necessidade de a cidade voltar a ser vivida”.

Na sua opinião, “o pior que poderia acontecer” à área da cidade classificada pela UNESCO era transformá-la “num sítio onde só há turistas e funcionários” do setor do turismo.

Além de José Augusto Ferreira da Silva, anunciaram já a sua candidatura à Câmara de Coimbra o atual presidente do município, João Paulo Barbosa de Melo (coligação PSD/PPM/MPT), os vereadores Luís Providência (CDS) e Francisco Queirós (CDU), Manuel Machado (PS) e o músico luso-brasileiro Cláudio Trindade, pelo Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN).”

Casimiro Simões, Lusa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s