Falemos de casas

lembratecoimbra

Joana Ventura Costa

No seu poema, Herberto Helder lembrava-nos: “falemos de casas”. Certas coisas devem ser faladas em conjunto, porque nos dizem respeito a todos, independentemente do lugar que ocupamos na geografia social. Em 2013, o Movimento CPC parece extrair deste poema a importância de falarmos sobre uma casa, a NOSSA: Coimbra.

Esta casa está um pouco “desarrumada”. Ao longo dos anos, assistimos à sucessão de executivos camarários marcados pela incompetência e desresponsabilização, que tornaram esta cidade uma “incapacidade”. Vem um, depois vem outro. Esperamos, de forma renovada a cada quatro anos, que cumpram com decência a sua função. No entanto, é a falta de transparência e políticas municipais inimigas do ambiente, das populações, do território e da participação cidadã que marcam o compasso dos nossos dias.

Ao poder unipessoal do Presidente da Câmara, à promoção do caciquismo e da corrupção, temos respondido com uma falta de exigência e de opinião generalizada.

Não é esta Coimbra que nenhum de nós certamente almeja.

Apoio o Movimento CPC, porque é um projecto alternativo para a cidade, sem alinhamentos partidários. Marcado pela ética e coragem, o Movimento CPC defende órgãos municipais mais representativos e democráticos, através do exercício da cidadania activa.

Todos nós, enquanto cidadãos, podemos ser agentes activos de mudança.

A Coimbra com que sonhamos corre o risco de, com este Movimento, tornar-se uma realidade. Com palavras como “desenvolvimento local”, “sustentabilidade” e “inovação”, Coimbra pode afirmar-se através da relação entre o seu património único e diverso, atraindo indústrias e ideias criativas que promovam o diálogo entre memória e mudança.

Não nos deixemos impressionar com o discurso fácil dos outros. Chegou a hora da acção: vamos cumprir, individual e colectivamente, a nossa parte. Para sermos mais dignos e felizes.

Afinal de contas, somos todos arquitectos da nossa cidade ideal.

I [love] CPC

Joana Ventura Costa 

28 anos, aluna de Doutoramento em “Cidades e Culturas Urbanas”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s