Por cidadãos, com os cidadãos, para os cidadãos

mariaprazeres

[intervenção de Maria Prazeres Francisco, cabeça de lista pela Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, na Apresentação Pública de Candidaturas às Freguesias, no passado dia 29 de Maio]

Meus senhores e minhas senhoras, meus amigos e minhas amigas.

Caros concidadãos.

Gostaria de saudar a todos, por terem vindo hoje, aqui a Eiras, para comigo partilharem este projeto.

Foi com alguma surpresa que recebi o convite por parte do Movimento de Cidadãos por Coimbra, para encabeçar a lista para a Junta de Freguesia de Eiras/ São Paulo de Frades.

Não sou política, nem nunca o fui! Não sou militante de nenhum partido, nem nunca o fui! Sou sim simpatizante da cidadania, da discussão de ideias, da participação cívica.

Como certamente alguns sabem, fui durante mais de 20 anos médica aqui no Centro de Saúde de Eiras, onde diariamente convivi e privei com muitos de vós. Pode-se até dizer que durante muito tempo “tratei da saúde” das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

Agora vejo esta minha nova missão como tal. Entendo que é fundamental fazer um novo diagnóstico, e talvez até prescrever alguma ou outra medicação.

Sou Conimbricense por convicção. Aqui estudei, casei e fiquei. Coimbra adotou-me e eu adotei-a como minha cidade. Há cerca de 10 anos deixei o centro da cidade e mudei-me para São Paulo de Frades, onde resido atualmente. Vim a descobrir uma forma diferente de viver em Coimbra. Descobri a valorizar coisas como o saneamento básico, nem sempre tão básico como o nome poderia denunciar. A importância das acessibilidades ao centro da cidade, a diferença entre uma freguesia urbana e não urbana, as diferentes realidades do dia-a-dia do concelho de Coimbra.

Descobri também, e muito relacionado com o trabalho domiciliário, que tenho vindo a desenvolver nas freguesias, os casos de exclusão social, os problemas intrinsecamente relacionados com o desemprego, com a marginalidade, com a falta de condições de salubridade. Problemas esses que muitas vezes vemos na televisão, mas que não nos apercebemos que estão mesmo aqui ao lado.

Perceciono as freguesias como base do concelho, Eiras e São Paulo de Frades, são sem dúvida, e à imagem de todas as outras freguesias, base do concelho de Coimbra.

O movimento de cidadãos por Coimbra, é exatamente isso. Por cidadãos, com os cidadãos, para os cidadãos.`

É com enorme honra, mas também com um enorme sentido de dever e responsabilidade que estou hoje aqui perante vós para apresentar a decisão de me candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Eiras/ São Paulo de Frades, apoiada por uma equipa de trabalho empenhada.

Nos próximos meses vamos ter oportunidade de conversar, dialogar e trocar ideias. TODOS, cada um de vós, livres e convidados para participar neste projeto. É um projeto inclusivo, um projeto de novas ideias, um projeto de inquietações, um projeto de esperança, alternativa e mudança.

Não estamos aqui contra ninguém. Estamos aqui a favor de todos, dos que não tem voz e querem falar, dos que sem poderem andar querem caminhar. Todos juntos seremos mais fortes. Todos juntos concretizaremos a mudança.

John Kennedy disse que ”A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.”

Vocês já me conhecem, conhecem o meu trabalho, conhecem a minha paixão por aquilo que acredito.

E eu ACREDITO. E quero que todos juntos acreditemos que podemos fazer a diferença.

A única coisa que vos posso prometer é aquilo que sempre coloquei em tudo o que fiz até hoje: a minha TOTAL DEDICAÇÃO!

O nosso programa é a nossa terra.

A nossa terra é a nossa convicção.

Muito Obrigada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s